Quarta-feira, 18 de Junho de 2008

Opinião: A controvérsia dos jogos, por outro prisma.

Image and video hosting by TinyPic

 

Este comentário foi inspirado por este artigo e este vídeo.

 

Os jogos estão debaixo de muito fogo, mas também é necessário ver as coisas doutro prisma.

Quando uma agência noticiosa interpreta mal a mensagem dada por um jogo, os gamers, especialmente os que andam na Internet assumem imediatamente uma postura defensiva e ao mesmo tempo agressiva.


Os fóruns ficam inundados de comentários ofensivos e nalguns casos recorrem a vandalismo electrónico. Já nem falo nas habituais flame-wars que ocorrem sempre que jogo 'X' recebe nota abaixo do esperado. E tanto alarido só porque o Devil May Cry 4 deixou de ser um exclusivo PS3, por exemplo? Competição por gamerpoints que nem sequer têm qualquer utilidade?

 

Ainda mais espantoso é estarem irritados com a jornalista da Fox News sobre a famosa cena de sexo em Mass Effect. Se essa dita cena de sexo foi um das coisas que a Bioware usou para promover o jogo, quem não está dentro de jogos pode ficar com a ideia de que é mesmo um simulador de sexo.

Um dos problemas graves do jogo online encontra-se igualmente na forma que os jogadores fazem comentários durante partidas Xbox Live onde até crianças chegam a praguejar e a mostrar alguns episódios de raiva temporários.


Image and video hosting by TinyPic

Os jornalistas transmitem a ideia de que os gamers são jovens rapazes com algum tempo e peso a mais, com alguma preguiça e muito tempo a jogar, enfim, os geeks. Falam demasiado em jogos, não têm jeito para falar com mulheres,etc,etc, mas é um estereotipo relativamente inofensivo. 

Mas com estas questões no Xbox Live e nos fóruns, cria-se um estereotipo ainda pior e que dá mais força aos críticos dos jogos.
Quando pessoas no Xbox Live e noutros servidores fazem comentários brutalmente ofensivos e agem como crianças(mesmo que sejam), é óbvio que isso não transmite as melhores impressões ao público mainstream.

Transmite a ideia de que os jogos ou pelo menos a socialização através do jogo online tornam as pessoas mal-criadas, racistas e anti-sociais.
Fica-se com a ideia de que o anonimato na Internet é um pretexto para ser ofensivo e insultar pessoas, ideais e crenças a torto e a direito(eu sei porque já fui vítima de tal). E eu a pensar que os jogos eram feitos para as pessoas se divertirem.

 

Por contraste, também não percebo a necessidade de fazer equivalências e trivializar a violência nos jogos face à violência dos filmes e séries de TV. Eu também não creio que as pessoas ficam imediatamente violentas só por ver o Rambo, Shoot'em'up - Atirar a Matar ou Os Condenados,por exemplo.  Também não vejo tantas pessoas com o receio de tornarem-se serial killers por causa do filme Halloween.

 Image and video hosting by TinyPic

Caros gamers, reclamem contra a ignorância dos jornalistas e dos políticos, se quiserem, mas começem a pensar sériamente numa mudança de atitudes. Falo por mim, quando era mais novo e era mais hardcore, penso em muitas das parvoíces que costumava dizer e nas zangas que tive, hoje tenho alguma vergonha daquele passado. Os jogos são mainstream agora, por isso, há que fazer algum esforço em dar uma impressão positiva sobre este meio.

sinto-me:
música: Michael Jackson - They Don't Care About Us
publicado por DC_Comics_fan às 12:30
link | comentar | favorito
1 comentário:
De Daniel Costa a 22 de Junho de 2008 às 15:21
Concordo com a generalidade do artigo.
Contudo, não penso que temos de "fazer algum esforço" para "dar uma impressão positiva" sobre a indústria. É a própria máquina de promoção e imagem dos videojogos que tem de criar condições para isso, e não os jogadores "mainstream". Não é assim tão simples. "Eles" adoram falar por nós. A imprensa especializada e os órgãos de comunicação em geral também têm papel importante. Em suma, quem tem o dom da palavra ao público deve tentar não mudar, mas moldar mentalidades.

Cumprimentos,
http://nowloading.blogs.sapo.pt/


Comentar post

.pesquisar

 

.Novembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


.arquivos

.posts recentes

. Sonic Colors - Anúncio de...

. Sonic Colors - Trailer de...

. Chu Chu Rocket iPhone Tra...

. Sonic Free Riders - Full ...

. Vanquish - TV Spot Japonê...

. Crazy Taxi - XBLA/PSN(HD)

. Bayonetta - Dance Sequenc...

. Sonic Free Riders - Intro...

. Vanquish - Trailer de Lan...

. Sonic The Hedgehog 4: Epi...

.links

blogs SAPO

.subscrever feeds