Sexta-feira, 7 de Agosto de 2009

Porque acho que nunca mais teremos um novo Shenmue.

 

O tema de Shenmue é sempre muito complexo, a mais pequena menção evoca sentimentos mistos de emoção nostlágica e por vezes mudanças de humor, porque efectivamente não sabemos mais nada a seguir ao Shenmue 2 na Dreamcast e Xbox.

 

Há sempre muita especulação sobre o que a Sega devia, ou não, fazer com este franchise. Relançá-lo para as consolas de nova geração? Colocá-lo os dois primeiros jogos no Xbox Live e PSN? Quando se pergunta algo à Sega, eles recusam sempre a falar do assunto e vamos nisto a 8 anos, mas o silêncio da casa do Sonic tem uma razão. Também há uma razão pelo qual Yu Suzuki abandonou a série Shenmue há vários anos.

 

Nem é preciso fazer transdeduções à boa maneira de Sherlock Holmes. Vejam as coisas deste prisma: Shenmue foi o jogo com um dos maiores orçamentos de sempre, foi um jogo que mobilizou imensos recursos que se guiaram conduzidos inteiramente por Yu Suzuki. Milhões de dólares que se investiram no jogo, outros milhões que foram para o marketing e os diversos eventos da altura, principalmente a E3. Diversas revistas que certamente andavam a cotovelada uns com os outros para conseguir o máximo de cobertura sobre o jogo. 

 

Mais parecido do que isto só o hype que se gerou à volta do Grand Theft Auto 4. Mas aconteceram duas coisas completamente diferentes: GTA 4 foi um sucesso. Todo o franchise Shenmue vendeu apenas 2 milhões de unidades em todo o mundo. Muito, mas mesmo muito aquém do esperado. 

 

Dum ponto de vista financeiro, teria sido uma boa aposta continuar a produzir a série Shenmue? É que se formos a ver bem, o dinheiro e os recursos que se gastaram neste projecto poderiam ser usados para diversos projectos com um escôpo menor e muito provavelmente teriam mais sucesso.

 

No final do dia, os videojogos não são mais do que um negócio, é certo que muitos gamers vêm títulos como Daisy Fuente's Pilates e Beijing 2008 com olhos de puro desprezo, mas a Sega, na posição de editora de jogos deve procurar oportunidades e ver o que resulta ou não, tudo na mira dos interesses mais fundamentais duma empresa: sucesso comercial.

 

Shenmue foi algo que a Sega tentou obter sucesso comercial e correu mal. Produtos que não têm sucesso comercial não são encorajados no mercados. Cruél, mas verdade.

 

tags:
publicado por DC_Comics_fan às 20:00
link do post | comentar | favorito
|

.pesquisar

 

.Novembro 2010

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6

7
8
9
10
11
12
13

14
15
17
18
19
20

21
22
23
24
25
26
27

28
29
30


.arquivos

.SEGA PT in other languages

.posts recentes

. Sonic Colors - Anúncio de...

. Sonic Colors - Trailer de...

. Chu Chu Rocket iPhone Tra...

. Sonic Free Riders - Full ...

. Vanquish - TV Spot Japonê...

. Crazy Taxi - XBLA/PSN(HD)

. Bayonetta - Dance Sequenc...

. Sonic Free Riders - Intro...

. Vanquish - Trailer de Lan...

. Sonic The Hedgehog 4: Epi...

.links

.Artigos Especiais

Tudo sobre a Sega na Gamescon 2009

Sonic - Night of the Werehog - Filme Completo

Jogos Sega na E3 2009 -Parte 1 - Parte 2

Sonic Unleashed: Guia de Sobrevivência(Mais actualizações em breve)

Tudo sobre a Sega no Tokyo Game Show 2008

Tudo sobre o Sega Gamer's Day 2008

Condemned 2 vs GTA 4 - Parte 1 e Parte 2

5 falhas cruciais em Condemned 2

Jogos desaparecidos

Dreamarena vs Xbox Lixe

O que aconteceu com Sonic X-treme?

Sega: Os primeiros anos(1940-1966)

Curiosidades sobre o Sonic

Jogos Sega em Bd, televisão e filmes

"A Sega já não é o que era..." - O fim desse mito

Promoção Especial: The Club na loja Mega Mania a 45€

A minha crítica a Simon Jeffrey

Uma possível fraude

.Rádio Sega

Ouve as músicas de todos os jogos Sega em Radio Sega.

blogs SAPO

.subscrever feeds